Noticias

Palha Italiana: o doce mais abrasileirado do mundo na versão vegana

Brasileiro que é brasileiro certamente já experimentou a maravilhosa palha italiana: um doce com nome gringo, mas totalmente abrasileirado. Para Flavio Giusti — criador do VegetariRango e vegano há mais de 10 anos —, essa receita é um clássico da confeitaria e está presente nos mais diversos momentos, sejam eles em casa ou em restaurantes mesmo. 

O único problema, no entanto, é que essa receita, na versão mais consumida no Brasil, não é vegana, afinal, leva não somente derivados do leite de vaca, como também chocolate em pó que, dependendo da porcentagem de cacau, também pode ter ingredientes de origem animal. Por essa razão, o renomado Flavio Giusti criou a versão vegana desse doce que, sem dúvidas, todo mundo adora. Portanto, se você é vegano, este artigo é para você. Confira até o final!

Origem da palha italiana

De acordo com o ex-MasterChef Flavio Giusti, a palha italiana chegou ao Brasil ainda no século XIX, quando a imigração italiana e portuguesa acontecia. Foi com a chegada desses povos que surgiu, justamente, esse doce para lá de brasileiro — apesar do nome. De início, seu nome era salame di cioccolato e além dos ingredientes-base, podia levar ovos, amêndoas e até mesmo vinho.

Mas o que vai, essencialmente, na palha italiana?

Visto isto, o renomado idealizador do VegetariRango explica que essa receita leva, essencialmente, três ingredientes básicos: chocolate, leite, biscoitos e manteiga. Como em quase todas as receitas doces do Brasil, a versão mais atual da palha italiana também leva o leite condensado, que é um queridinho entre os brasileiros. No entanto, como se sabe, nenhum deles é liberado às pessoas veganas. 

Por essa razão, em sua versão liberada aos defensores da causa animal, a palha italiana leva leite condensado vegano, chocolate vegano, óleo de coco, biscoitos de maizena e leite em pó vegano — geralmente o leite de coco em pó — para polvilhar o doce, depois de pronto. A receita completa você encontra na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2mElFr91t0M.

Além disso, se você está se perguntando onde encontrar leite condensado vegano, saiba que, nos dias atuais, encontrá-lo industrializado, nas prateleiras do mercado, já não é uma tarefa difícil. No entanto, você também pode prepará-lo em casa mesmo, utilizando como ingrediente principal o coco. Bacana, né? Melhor ainda é saber que Flavio Giusti também ensina com detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=o30Efid2CL8&t=0s.

E aí, gostou de aprender mais sobre a receita de palha italiana na versão vegana? Se sua resposta for sim, então você também vai adorar saber que o renomado Flavio Giusti possui outras receitas — doces e salgadas — exclusivas em seu canal no Youtube, além de mostrar, sem máscaras, como funciona uma rotina vegana na prática, em sua conta no Instagram: @vegetarirango.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo