Noticias

A sua contribuição precisa mesmo ser reconhecida?

Você já se perguntou se a maioria dos filantropos recebem o reconhecimento que merecem? Para os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, na verdade, não! Ainda que existam pessoas boas, que passam a vida doando dinheiro para os mais necessitados, não são todos que ganham fama através disso, não é verdade?

Mas será que isso pode ser considerado algo ruim? Neste artigo, apresentaremos algumas das razões que fazem com que os maiores filantropos trabalhem de maneira escondida. Portanto, se esse assunto é do seu interesse, recomendamos que você acompanhe-o até o final, de modo que perceba que a filantropia, ainda que feita sem alarde, pode ser uma ótima prática de vida.

Filantropia pouco e muito reconhecida

Conforme explica a filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia é um ato que não exige reconhecimento, já que a maioria das pessoas o fazem sem esperar nada em troca. Ainda assim, existem dois lados da moeda: enquanto a maioria dos filantropos decidem fazer a sua caridade de maneira privada, há outros que se destacam por isso. 

Quais foram os filantropos mais memoráveis

Um exemplo de pessoa que contribuiu significativamente foi a memorável princesa Diana Spencer, que sempre foi muito empática com as pessoas, e fazia de tudo para ajudar o próximo. Por causa disso, o carinho que a população tinha por ela sempre foi muito grande. Mas não podemos nos esquecer que ela era uma princesa, ou seja, figura pública, e isso fazia com que todas as suas ações fossem percebidas pelo mundo todo.

Além dela, há também o famoso Bill Gates, que possui uma companhia voltada para meios de contribuição. Conforme explica o empresário Wemerson Paneguini, na maioria das vezes, o magnata não é apenas reconhecido por possuir uma empresa gigante, mas por possibilitar que outros indivíduos possam ser amparados através da caridade que ele a sua família pratica.

Qual das duas opções parece ser a melhor

E agora você deve estar se perguntando: se existem vantagens de gratidão em ser um filantropo reconhecido, por que não buscar esse reconhecimento? Ora, ainda que ser um filantropo admitido cause uma grande gratidão e carinho das pessoas, o ideal é não esperar que essa aclamação venha de imediato, até porque não estamos fazendo por nós, mas pelos outros.

Lembre-se: faça o bem mesmo que ninguém esteja olhando

Portanto, evite buscar fama através da caridade, e faça de tudo para que o bem-estar do outro seja também uma prioridade, pois conforme pontuam Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, é muito nobre colocar em prática o dito popular: “faça o bem mesmo que ninguém esteja olhando”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo